Dores de cabeça

Dores de Cabeça

Não é incomum ter dor de cabeça na gravidez, principalmente durante o primeiro trimestre. Se é uma pessoa que já tinha tendência para ter dores de cabeça, prepare-se pois poderá eventualmente agravar com a gravidez. Não existe um estudo específico sobre  a dor de cabeça na gravidez no entanto alguns especialistas afirma que pode estar relacionado com a alteração hormonal, bem como o aumento da circulação sanguínea no organismo. Por isso pode começar por evitar bebidas com cafeína. A dor de cabeça pode também ter origem no cansaço e na congestão nasal, bem como se estiver sobre stress ou se passar fome, pois a alimentação também influência bastante.

Este tipo de dor de cabeça incide mais no primeiro trimestre de gravidez, com tendência a desaparecer pois o fluxo hormonal tem propensão a estabilizar e o corpo a adaptar-se às alterações.

As enxaquecas já serão diferentes, esta dor é mais forte e podem dever-se a um funcionamento anormal dos vasos sanguíneos da cabeça, e estas até podem melhorar durante a gravidez para algumas mulheres e piorar para outras, podendo existir episódios de intensa dor.

Quando está grávida não deve tomar medicação sem receita médica, e para este tipo de dor não pode tomar aspirina  deve tomar paracetamol que é considerado o mais seguro. Se tiver o hábito de tomar algum tipo de medicação para as dores de cabeça, este deve ser revisto pelo ginecologista que a acompanha a sua gravidez.

A dor de cabeça apenas em algumas situações pode significar algum problema mais grave, se o seu caso for hipertensa, deverá ter alguns cuidados, no entanto por norma a dor de cabeça é um dos sintomas que podem acompanhar a gravidez pelas razões anteriormente explicadas.

Pode recorrer a alguns truques para aliviar a dor sem tomar medicação. Poderá experimentar:

Antes demais tente descobrir como e quando surgem as dores de cabeça, podem ser de estar tempo demais a trabalhar e fixar a vista num espaço apertado, se for esse o caso tente sair um pouco de vez em quando para respirar ar fresco. Se a sua dor de cabeça surge após alguma discussão, tente evitar discutir se sabe as dores podem surgir.

Se estiver em casa pode utilizar um compressa de água morna ou fria em volta dos olhos e do nariz, pois podem estar associadas á congestão nasal, e pode ainda colocar a compressa de água fria na zona da nuca, que também é recomendado e por vezes alivia a sensação de dor.

Caso tenha possibilidades monetárias para fazer uma massagem ao corpo, esta é outra das formas que pode utilizar para aliviar a dor. Se não tiver essa oportunidade financeira poderá pedir ao seu marido ou companheiro que lhe massagem as costas e a nuca, pois sentirá um alivio de tensão acumulado no seu corpo que poderá estar na origem dessa dor.

Não se esqueça que a alimentação é muito importante para a mulher grávida e não deve comer por dois mas deve comer pouco várias vezes ao dia. A dor de cabeça pode estar relacionada com níveis baixos de açúcar, como tal pode levar junto a si algumas bolachas, frutas entre outras fáceis de transportar e que possa comer em qualquer situação onde se encontre.

A actividade física é uma actividade aconselhada e pode reduzir a intensidade da dor. Pode tomar um banho de água fria que irá ajudar a contrair os vasos sanguíneos dilatados, e a dor será atenuada.

Pode ainda fazer acupuntura, é considerado uma prática segura e eficaz para dores de cabeça.

Artigos Relacionados:

Este artigo encontra-se nas seguintes categorias Populares. Pode seguir as respostas a este artigo através das RSS 2.0 feeds. Também pode deixar uma resposta, ou um trackback através do seu site.


107 Respostas to “Dores de cabeça”

  1. je on Fevereiro 12th, 2015 at 22:03

    por favor responde as perguntas das meninas que minhas duvidas ficaram esclarecidas kkkkkkkk

  2. viihstegman on Fevereiro 21st, 2015 at 15:47

    estou cm sintomas de gravidez,mais sendo que eu e meu namorado usamos comezinha
    e isso é possivel ?

  3. viihstegman on Fevereiro 21st, 2015 at 15:49

    estou cm sintomas de gravidez,mais sendo que eu e meu namorado usamos comezinha
    e isso é possivel ?pq no sei oque fazer ? fiz dois teste de farmacia um deu negativo, passou tres dias depois fiz outro e deu positivo !

  4. Vitória on Dezembro 1st, 2015 at 00:52

    Estou com muita dor de cabeça e com febre minha barriga dói minhas pernas tbm oqu pode ser??

  5. Tenem balde on Dezembro 20th, 2015 at 07:47

    Estou com dor de cabeça enjoo estou com muito meu menstruação esta trasada 11 dia fiz teste deu negativo será que posso esta gravida?

  6. Cristilaine on Janeiro 3rd, 2017 at 22:50

    Olá eu tomei a injeção depo provera 2 vezes a de três meses e parei tem 3 meses e ate agora não desceu pra mim porem tive relação sexual e agora estou sentindo muita cólica e dores de cabeça… Fiz um teste de farmácia e deu negativo. Mesmo assim pode ser gravidez.

Deixe-nos a sua opinião, dúvida ou sugestão.