Gravidez Psicológica

O ciclo menstrual está directamente relacionado com o hipotálamo ( centro das emoções)  um transtorno psicológico ou alteração psiquiátrica pode desencadear algum desequilíbrio do ciclo menstrual, provocando um atraso menstrual. Assim poderá juntamente com o atraso menstrual surgir um conjunto de outros sintomas tal como enjoos, dor nos seios, aumento do abdómen, que podem levar a uma falsa gravidez, mais conhecida como gravidez psicológica.

A gravidez psicológica é também conhecida como pseudogestação ou então por pseudociese, e não é mais do que um transtorno ou alteração de emoções. Esta gravidez psicológica é acompanhada pelo aumento de abdómen, pela amenorreia e alguns de outros sintomas que estão associados a uma gravidez real.

Podemos pensar que a gravidez psicológica é causada na sua essência pelas mulheres que muito  desejam engravidar, mas na realidade afecta mulheres que desejam ficar grávidas e mulheres que receiam acima de tudo engravidar, e por este motivo acabam por inconscientemente conceber uma gravidez psicológica, não existindo nenhum feto no útero feminino. Este tipo de gravidez altera o nível dos hormônios femininos que afecta tanto o aspecto biológico como o psicológico. Não existe nenhuma forma de diagnosticar este tipo de mulheres pois pode surgir em qualquer mulher, que talvez passe ou sofra algum tipo de pressão ou alteração emocional. Por vezes o facto de haver uma atraso na menstruação pode até significar que pode ter outros problemas de saúde tais como: ovário policístico, distúrbios ovarianos, distúrbios hormonais e neoplasias uterinas.

Artigos Relacionados:

Este artigo encontra-se nas seguintes categorias Artigos. Pode seguir as respostas a este artigo através das RSS 2.0 feeds. Também pode deixar uma resposta, ou um trackback através do seu site.


176 Respostas to “Gravidez Psicológica”

  1. Maria José on Outubro 5th, 2016 at 03:14

    Eu fiz relação dia 25 de junho minha menstruação veio normal só que agora em setembro não veio estou esperando vim ainda será que estou gravida?

Deixe-nos a sua opinião, dúvida ou sugestão.