Movimentos Fetais

Apenas após a 20° semana é que poderá começar a sentir os movimentos fetais, mas juntamente com este acontecimento extraordinário e fantástico que é sentir o bebé surgem outros sintomas que não são tão agradáveis. Alguns sintomas são até bastante comuns: cãibras, dor lombar, sensação de picadas nas virilhas, azia, sensação de falta de ar, inchaço nos pés, mas, o que mais chama a atenção da mãe, são as cólicas provocadas pela movimentação do feto. Estas cólicas podem ser bastante incomodativas, principalmente quando se quer dormir e não se consegue.

Os movimentos fetais começam a ser sentidos entre 18 e 20 semanas. Á medida que os meses vão passando o feto vai crescendo ficando com menos espaço para se movimentar. O bebé apesar de se encontrar dentro da barriga da mãe poderá reagir a uma série de estímulos vindos do exterior e ao ouvir sons do exterior movimenta-se.

A mama sente-se serena e feliz, pois os movimentos do seu bebé são sinónimo de boa vitalidade fetal. O ritmo do feto é diferente do da mãe, o feto dorme cerca de 20 minutos a cada hora de actividade.

A partir dos sétimo mês de gestação a grávida deve habituar-se a deitar-se do lado esquerdo, pois

No final da gestação (após o 7° mês), a paciente deve acostumar-se a deitar sempre do lado esquerdo. Esta posição melhora a circulação renal da mãe, liberando mais toxinas maternas e fetais, e melhora a oxigenação do feto.

Após o 8° mês, aconselhamos a deitar-se pelo menos 1 hora no período da manhã e 1 ou 2 horas no período da tarde nesta posição (lateral esquerda). À noite procure também dormir, de preferência, do lado esquerdo, eventualmente do direito, mas nunca de costa (barriga para cima), pois esta, leva a palpitações, falta de ar, e queda de pressão, chegando mesmo à perda dos sentidos (desmaio).

Já no último mês, as contracções começam a ficar mais frequentes.  Neste ultimo mês pode sentir cólicas que começam a aparecer em maior número de vezes por dia, principalmente à noite, que são estimuladas pela movimentação do feto.

Artigos Relacionados:

Este artigo encontra-se nas seguintes categorias Artigos. Pode seguir as respostas a este artigo através das RSS 2.0 feeds. Também pode deixar uma resposta, ou um trackback através do seu site.


63 Respostas to “Movimentos Fetais”

  1. dayane on Maio 27th, 2014 at 16:31

    Oiii eu parei de tomar anticoncepcional a 3 semanas e fassor relaçao sexual com meu marido e agora tudo que eu como eu provocor sinto dores no pe da barriga e meus peito incharam muito e sinto muitas dores de cabeça sera que eu estou gravidar porfavou mim ajudar gente…espero a resposta obg!!

  2. josimaria on Junho 23rd, 2014 at 19:19

    Oi eu tenho duas filhas e faço tratamento para engravidar tenho SOP minha menstruação não veio esse mês sinto muita gases e dores nas costas e na barriga e uma leve dor de cabeça fico muito irritada ….Será que estou grávida minha ginecologista mim falo que era um pouco difícil eu engravidar mas eu tô confiante si Deus quiser eu vou ter meu bebê nos braços obg bjs

  3. Domingas on Julho 22nd, 2014 at 13:14

    olá, estou gravida de 3 meses,tomo antipsicótico, e nao sinto movimentos do meu bebé. sera que é normal?

  4. ana paula on Setembro 16th, 2014 at 21:55

    estou com 20 semanas e bem preocupada, quase não sinto o bebe se mexer sera que e normal??

  5. Sheylla on Setembro 23rd, 2014 at 14:46

    Sinto algo se movimentar bem de leve na minha barriga, as vezes sinto um calombinho as vezes é pequeno e as vezes grande, quando aperto sai do lugar e fica mais no lado esquerdo.. Posso estar grávida?? Me ajudem!!!

  6. Gabriela on Dezembro 21st, 2014 at 07:30

    Oi tenho relações freqüentes com o meu namorado, a minha menstruação está vindo
    Duas vezes no mês esse é o segundo mês, estou tendo dores fortes há 3 semanas na lombar e é nas laterais do abdome, estou com meu seios inchados e doloridos, tenho dores de cabeça… Há e tomei durante esses dois meses 3 vezes a pílula do dia seguintes. Posso estar grávida !?

  7. erika on Janeiro 30th, 2015 at 02:41

    Tou sentindo dor obdominal er minha mestruacao ta atrasada
    Fiz sexo com meu namorado e saiu sangue tou preucupada sera que estou gravida

  8. Lucimari on Fevereiro 20th, 2015 at 20:18

    Olá boa tarde,bom já faz muito tempo que tomei o anticoncepcional Diane,foi um tratamento para ovários policístico, mas parei já tem alguns meses estou menstruando normal mas minha menstruação não é a mesma aquela que vem e alivia meus seios estão pesados ,do lado direito da minha barriga cinto algo extraordinário se movendo bem divagarinho e meus seio queimam muito também é possível q eu estava gravida?

  9. Mariana on Março 2nd, 2015 at 15:02

    Oi, tem três meses q minha menstruação n desce direito, ela esta começando a descer no ultimo dia do intervalo ai ja tenho q retomar as pilulas ela para….estou sentido umas tremidinhas so no lado esquerdo em cima da minha vagina.fiz o teste de urina e deu negativo. será q estou gravida?

  10. glaucia on Março 21st, 2015 at 23:14

    Tenho 26 anos e a 5 anos atras tive uma gravidez tubaria. Foi feita uma cirurgia onde retiraram minha trompa esquerda porem 1 ano apos a cirurgia engravidei somente com uma trompa. Tenho 3 anos que sou ligada. Porem minha mestruação nunca atrazou e agora estou tendo mal estar,enjoos e minha mestruação esta atrazada a 15 dias. Corre o risco de eu estar gravida?

  11. vanessa on Abril 2nd, 2015 at 18:44

    oi meninas meu nome e vanessa eu fis a laquiadrura 3anos de um mês pra cá esto preucupada pq mia menstruação esta desregulada ver so dois dias ja fez um mes que esto asim seu peito sai leite esta pesado e crescendo era qui tei como engravidar esto com a barriga crescendo mim a junde por favor

  12. ariane roberta dos santos on Julho 16th, 2015 at 15:33

    sou ligada mais tou sintido muita dor de um lado da minha barriga sera que tou gravida mim ajunde

  13. Esther on Outubro 16th, 2015 at 12:56

    Olá, tenho um ovário só, não sei se é possível engravidar sem tratamento mais minha menstruação está atrasada ha 6 días, sinto umas dores fraquinhos nos meus seios, vontade vomitar sempre que Cómo alguma coisa e toda hora vou ao banheiro fazer xixi. Posso esta grávida?

Deixe-nos a sua opinião, dúvida ou sugestão.