Náuseas e Vómitos

Nauseas e Vomitos

Um dos sintomas da gravidez são as náuseas e vómitos que incidem mais durante a 6ª e 12ª semanas de gestação. Normalmente as náuseas e os vómitos tendem a ser piores quando acordam e têm tendência a melhorar durante o dia. São sintomas considerados clássicos na gravidez, no entanto não devem estar associados a diarréia, cólicas, febres ou outros sintomas, caso ocorra devem ser imediatamente informadas ao médico ginecologista que a acompanha.

Nas primeiras semanas de gravidez, cerca de 80% das mulheres sofrem de náuseas. Devido a um  aumento na quantidade das hormonas femininas, ocorre uma  maior sensibilidade do olfacto, a produção em excesso de ácidos estomacais e o cansaço, o stress e factores emocionais todos estes factores podem piorar os enjoos e as náuseas e vómitos.

Estas náuseas e vómitos incidem no primeiro trimestre de gravidez, no final do terceiro mês de gestação estas melhoram, podendo persistir em alguns casos até ao final da gravidez mas de uma forma mais leve, uma vez que a sensibilidade do olfacto está aumentada.

No caso de sentir que não consegue manter nada no estômago, e que estas náuseas e vómitos ocorrem com muita frequência pode falar com o seu médico que lhe poderá receitar uma dieta especial para evitar ou diminuir esta situação. O que não pode acontecer é ficar sem alimentos ou sem líquidos, pois pode comprometer a saúde da mãe e do bebé.

Alguns conselhos para diminuir ou acabar com as náuseas e vómitos:

  • Comece por evitar alguns alimentos com cheiros muito fortes, pois é esse cheiro que pode provocar o náusea e vomitar.
  • Tenha sempre ao lado da sua cama algumas bolachas, e quando acorda antes de se levantar coma uma ou duas bolachas e deixe-se estar durante cerca de 15 a 20 minutos, a posteriormente levante-se devagar.
  • Evite de comer por dois mas coma pouco quantidade várias vezes ao dia, pois o estômago vazio pode aumentar a náusea. Evite alimentos pesados, muito temperados, ácidos ou fritos, entre outros que sabe que lhe farão mal.
  • Coma entre as refeições alimentos leves como as bolachas e fruta, e beba muitos líquidos durante o dia.
  • Pergunte ao seu médico se pode tomar vitamina B6, e fale sobre o suplemento de ferro porque como é indigesto pode também piorar o seu estado. Existe vários tipos de suplemento e alguns poderão ser mais adequados para si do que outros.
  • O cheiro do limão acalma a náusea e tente relaxar.

Artigos Relacionados:

Este artigo encontra-se nas seguintes categorias Populares. Pode seguir as respostas a este artigo através das RSS 2.0 feeds. Também pode deixar uma resposta, ou um trackback através do seu site.


128 Respostas to “Náuseas e Vómitos”

  1. Jessica on Abril 13th, 2016 at 22:42

    Olá boa noite , eu estou com uma dúvida meio que só pra crer p ser verdade. Desde de ontem eu comecei num emprego novo , só q nesse emprego novo eu comecei a vomitar e hj TBM. Só q tem um porém eu tenho relações sem camisinha com meu namorado. Será q é gravidez?

  2. Gabriel on Agosto 24th, 2016 at 21:28

    Por favor gostaria de saber se é muito normal, a mulher em estado de gestação cuspir muito, dor de cabeça, enjoo e nausea? será que estes sintomas tem algo pra atenuar as nauseas?

Deixe-nos a sua opinião, dúvida ou sugestão.